5 Grandes Incêndios em São Paulo (Parte 2)

5 Grandes Incêndios em São Paulo (Parte 2)

1- Incêndio na Vila Socó (Cubatão) (1984)

Na madrugada entre os dias 24 e 25 de Fevereiro de 1984, um enorme incêndio atingiu a Vila Socó, em Cubatão. O incêndio foi causado por um vazamento de combustíveis de oleodutos que ligavam a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão ao terminal portuário de Alemoa. Não se sabe a causa inicial das chamas, pode ter sido um curto-circuito ou até mesmo uma simples faísca de um fósforo. Com todo aquele combustível que se alastrou pelo mangue, uma faísca poderia criar uma grande tragédia, e assim foi.

Ninguém sabia exatamente qual era a rota das tubulações, mas algumas pessoas conheciam alguns pontos e um dos mais precários passava justamente por baixo da Favela Vila Socó, tendo como principal responsável a Petrobrás por erros graves na operação de transporte do combustível e pela falta de manutenção nos dutos já muito prejudicados pela corrosão do seu material.

O incêndio surpreendeu famílias inteiras, as chamas se alastraram entre as moradias de madeira enquanto muitos já dormiam. O fogo atingiu 1,2 mil barracos, e por números oficiais foram 93 mortos e mais de 3 mil desabrigados, mas segundo a população mais de 500 pessoas perderam a vida naquela tragédia.

2- Incêndio no Cine Belas Artes (2004)

O incêndio do Cinema Belas Artes foi um triste episódio de destruição pelo fogo dos anos 2000, por mais que este incêndio não seja de grandes proporções como foram os outros da lista, ainda é um exemplo de que um bom sistema de detecção e combate a incêndios é essencial para proteger os bens e as vidas de um local.

Este que vamos falar aconteceu durante a tarde do dia 23 de Abril de 2004, conhecido por ser um dos mais antigos cinemas de São Paulo, corria risco de fechar as portas e passava por uma grande reforma. Uma falha dos operários durante a reforma deu início ao fogo em uma das salas, enquanto instalavam carpetes usando um produto que liberava um gás inflamável, outras pessoas estavam fixando o corrimão das escadas e ao ligar o maçarico, o fogo teve início atingindo todo o piso e poltronas da sala.

O fogo foi controlado rapidamente pelo Corpo de Bombeiros e não teve fatalidade neste incidente, apenas um dos funcionários intoxicou-se com a espessa fumaça escura sendo levado ao Pronto-Socorro mas liberado instantes depois. 5 Grandes Incêndios em São Paulo

Não é a primeira vez que o fogo destrói o cinema, no ano de 1982 o fogo destruiu muito mais, ambos começaram na mesma sala “Portinari”. Para a perícia este incêndio de 1982 foi criminoso, não estava funcionando quando o fogo começou e tanto as portas quanto o cofre foram arrombados.

3- Teatro Cultura Artística (2008)

Em 2008 mais um local histórico foi destruído por causa das chamas durante a madrugada do dia 17 de Agosto. Não se sabe como o incêndio começou, apenas que foi no primeiro andar em uma das salas de apresentação. O prédio quase todo foi atingido, o teto desabou e o que não foi atingido pelo fogo, foi inutilizado com inundações por conta da quantidade de água usada pelos bombeiros para ter o controle das chamas no local.

Ninguém ficou ferido com este incêndio. Por mais que o teatro tenha sido destruído quase que completamente, a fachada com o mosaico de Di Cavalcanti conseguiu passar intacta de tal desastre, mais tarde foi anunciada patrimônio histórico e anos depois foi reformada retornando às suas formas originais.

4- Instituto Butantan (2010)

Na manhã do dia 15 de Maio de 2010 se iniciava o desastre que faria com que perdêssemos mais de 100 anos de pesquisa de animais no famoso Instituto Butantan. Era o mais conhecido e um dos maiores acervos de pesquisa do mundo, o fogo comprometeu o acervo de mais de 50mil serpentes e mais de 450 mil aranhas e escorpiões que foram coletados desde sua fundação em 1901 por cientistas ou doações, segundo alguns cientistas foram destruídos exemplares de animais já extintos ou até desconhecidos ainda pois não tiveram tempo de descrevê-las.

Segundo o Laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo, o incêndio foi acidental. O fogo que comprometeu grande parte da coleção começou por causa do superaquecimento de pedras de calor usadas em ambientes artificiais para aquecer as cobras. Os animais eram mantidos em potes de vidro com formol ou álcool para manter sua conservação, e com o incêndio esse combustível apenas piorou a situação fazendo o fogo se alastrar cada vez mais. O local também não havia sistema de alarme de incêndio, não havendo assim qualquer combate precoce contra as chamas.

Os animais vivos segundo o instituto ficavam em outro local e não foram atingidos pelo incêndio. 5 Grandes Incêndios em São Paulo

5- Memorial da América Latina (2013)

No dia 29 de Novembro de 2013 um grande incêndio começou no grande Memorial da América Latina, sendo sua principal causa um curto circuito. Segundo os peritos, pouco antes do fogo começar, faltou luz no local e um gerador reserva foi acionado, o que pode ter provocado uma sobrecarga de energia.

Felizmente não havia funcionários e nem visitantes no local e saíram feridos apenas 8 bombeiros, mas nenhum com risco de vida. O fogo destruiu uma obra de tapeçaria feita por Tomie Ohtake mas a estrutura do local não foi abalada com o ancidente.

Em breve continuaremos a lista dos grandes incêndios na cidade de São Paulo até os dias atuais. Fique ligado!! 5 Grandes Incêndios em São Paulo

Sua empresa, está com o sistema adequado e correto para o grau de risco de seu empreendimento? Fale com a nossa equipe!